sexta-feira, 6 de abril de 2012

Análise: The Lion King (Super Nintendo/Mega


Plataforma: Super Nintendo / Mega Drive
Gênero: Plataforma 2D
Ano: 1994
Produtora: Disney Software + Virgin
Jogadores: 1
Save/Password: Não
Era uma vez, na África…

Muito antes de Kingdom Hearts, essa história começa com aquela outra velha história de jogo baseado em filme. Hoje sabemos o quanto eles são feitos ás pressas e quanto eles cagam tudo que muitas vezes nego parece que nem leu o resumo do esboço e já manda qualquer merda pro mercado, coisa que até E.T. já viu. Naquela época dos poucos bits isso não era tão diferente também…



Simba treinou com Mileena do Mortal Kombat
Felizmente Rei Linhão foi uma exceção e tanto, já que o game saiu direto da marca que lançou o filme e eles, mais do que ninguém, tinham que a obrigação de fazer bonito com uma de suas principais fontes de renda. Não precisa forçar muito a cabeça pra lembrar o quanto o filme atraiu multidões pro cinema.

Isso é tipo uma animação no jogo
Falamos do game então! “Porra Max, já tava na hora né…”. Primeiramente controlamos o pequeno Simba. Com sua movimentação um tanto do caralho, o muleque é ágil pra caramba. Pula alto, corre, rola, se finge de mo… opa, ele morre de verdade =x
Enfim, não se pode reclamar do controle da bola de pelo que oferece diversas opções para encarar as plataformas e bichinhos chatos, inclusive as Hienas do filme.

A segunda fase tem essa estratégia de posicionar os macaquinhos
Pode parecer fácil no começo; pular nos bichos você tá careca de fazer nos Super Mario da vida. Porém o game não se resume só na plataforma não malandrage; há variações de game como as fases bônus onde você joga com os saudoses Timão e Pumba (um em cada bônus) que são mini-games de catar insetos. Além dessa variação tem também a fase que Simba tem de fugir das gazelas pra não virar chiclete mastigado.

A fase bônus do Pumba é a mais massa :D

(... sim, eu sou meio viciado nessa porra ^^)

E na fase bônus do Timão não pode pegar nenhuma aranha
A fase criança do príncipe tem basicamente 6 fases (no jogo); a primeira é uma introdução mas já aparece um chefe que é uma daquelas hienas, que vai pra vala só com dois pulos no modo normal e 3 no hard. Pra leigo algum botar defeito.

O-oh... fudeu, bicho
Na segunda fase Simba interage com a bicharada do safari, inclusive tem umas partes onde tem que posicionar os macacos das árvores para eles lançarem o leão pro lugar certo. A terceira é o tenebroso cemitério de elefantes onde tem várias hienas iguais ao primeiro chefe.

Podia ser pior né? Podia ser uma manada de elefantes...
A quarta fase é essa da screenshot acima, ou seja, diferente das costumeiras onde simba apenas tem que fugir das gazelas, antilopes, sei la que porras é essa e ainda tomando cuidado pra não tropeçar nas pedras. É depois dessa fase que o Simba perde o pai no filme e SPOILER É O CARALHO se vc ainda não assistiu o Rei Linhão… esquece. ANTES que eu me irrite ¬¬

Essa silhueta é o JackPot (checkpoint)
Daí então, com o Simba órfão de pai, a fase 5 é ele em seu exílio fugindo para longe. E a sexta fase se chama HAKUNA MATATA e é toda paradisíaca com um bizarro chefe gorila no final que mais parece personagem do póstumo filme Tarzan.

Ô vai dizer, esse macaco não parece aqueles do filme do Tarzan?
E Simba vira adulto. Ae, muleque, anda na pedra agora. A sétima fase introduz o novo personagem, agora com diferenças no controle; O grito do leão pode ser letal para alguns inimigos, os botões X e Y que não serviam para nada até então são ataques (Y arranha e X arranha de pé com as patas frontais), agora ele já não rola no chão tambem e não mata os inimigos pulando em cima; exceto com alguns como hienas onde ele cai em cima e desce o cacete.

Simba virou um homem violento e não tem amor aos macacos que tanto o ajudaram na segunda fase

E aqui um momento Francisco Xavier
A oitava fase é bem porradinha. Conheço muita gente que nunca conseguiu passar. Ela se passa numa caverna onde tem lava e o diabo e os pulos precisam ser bem cautelosos, até pq adulto o leão já não é tão ágil como antes.

Jiu Jitsu com a hiena

Parte que começa a esquentar, literalmente
A nona e penúltima fase é uma dor de cabeça que só; ela representa uma espécie de labirinto com portas (?) que dão em algum lugar ou pro começo da porra toda (FFFFFFFFUUUUUUUUUUUUUU).

Capando mais hienas
Detalhe é que ela é CHEIA das miseráveis hienas e TEM que matar TODAS pra conseguir entrar nas portas ¬¬
Enfim, a última fase é punk. O cenário é todo apocalíptico com trovões, fogo e tudo mais pra uma batalha final tão besta de arranha-arranha com titio Scar.

Toma, boba
Vamos falar um pouco sobre os ítens. Há varios em forma de insetos das mais variadas espécies que recuperam vida, dão direto a fase bonus, aumentam a sua barra de grito ou de vida, etc. Além deles há o famoso 1up e um sol que te dá um Continue.

Esse bizinho te dá direito a fase bonus
Quanto a trilha sonora… são TODAS versões de canções que aparecem no filme, ou seja, um atrativo e tanto para deixar mais fiel á obra.
- Curiosidades:
- Alguns personagens como Sazu (o pássaro-servo do Mufasa) e Nala ficaram de fora. Eles não aparece em momento algum do game.
- Após o sucesso dos personagens no filme, Timão e Pumba ganharam uma série de desenhos própria e com isso um game no fim da vida do SNES.

POST RETIRADA DO BLOG FTWGAMES

FONTE:http://ftwgames.wordpress.com/2010/10/09/analise-the-lion-king-snesmega/

0 comentários:

Postar um comentário