domingo, 2 de dezembro de 2012

Digimon V.S Pokemon

Pergunta comum: Qual é o melhor?

Estava eu na internet entendiado quando pensei: "vou procurar alguma coisa que prove que Digimon não é uma cópia descarada de Pokemon" e então finalmente achei.

Primeiro vamos começar pela criação, o conceito da coisa. 

O texto a seguir foi tirado da Wikipédia, estou dizendo isso para ninguém me acusar de plágio.

Akiyoshi Hongo é atribuído como o criador do conceito de Digimon, mas na verdade, é um grupo de pessoas.

Também ouve um boato que Digimon teve seu início em um jogo de cartas com o nome parecido, mas quem na verdade criou Digimon foi Aki Maita uma mulher de apenas trinta anos. 
Aki Maita teve a ideia no início dos anos 90 de criar os monstrinhos virtuais. Os Digimons se originaram do Tamagotchi que também são uma criação de Aki Maita, uma inovação que Aki deu a seus monstrinhos os chamados Digital Monsters.

Desde criança Aki sempre gostou de ter animais. Porém ficou com a idéia na cabeça de ter quem sabe um dia um animal no qual ela pudesse levar para todos os lugares, além de não dar tanto trabalho, como os normais, é ai que surge o Tamagotchi.
Associada a Bandai (maior empresa de brinquedos do Japão) Aki Maita teve a oportunidade de levar seus bichinhos Tamagotchi para todo o mundo, o qual se tornou uma febre no Brasil. 

Aki Maita também pensou nos garotos, pois segundo ela, todos os garotos gostam de lutas. E foi aí então que ela teve a brilhante idéia de colocar seus monstrinhos para lutar, em 1996 ela teve a idéia de criar os Digimons. Junto com Takeichi Hongo (um dos diretores da Bandai, que é responsável pelo marketing dos produtos criados por Aki Maita), ela divulgou os seus queridos monstrinhos virtuais (digimons) por todo o Mundo.

A história de Digimon por vezes foi marcada pela rivalidade com a franquia de Pokémon, sua contemporânea. Descrito como "o outro mon" por IGN's Juan Castro, a franquia não atingiu o mesmo nível de popularidade, mas manteve da mesma forma uma grande quantidade de fãs.

Plágio ou Semelhança?

Não ficou convencido ainda? Ainda tem mais 19 motivos para você mudar de opinião!

1- Os Digimons não podem ser capturados.

2- Todos os Digimons falam a língua humana.

3- Existem Digimons maus por natureza, como o Ongemon, diferente dos Pokémons, que seguem a tendência do humor do seu mestre.

4- Os Digimons podem digitransformar para outra forma, mas depois voltam ao normal, 
diferente de Pokémon que quando evolui não pode mais voltar a forma antiga.

5- Quando um Digimon morre em uma luta, eles viram Digiovos, e depois voltam a ser Digimons.

6- Não existem ginásios nem insígnias, e nem um mundo igual para Digimons e humanos.

7- Os Digimons não podem ser transportados por uma espécie de Pokébola.

8- Não há um personagem principal na história, cada criança tem uma especialidade diferente da outra.

9- Em Digimon não há regras nas lutas, podem ser quantos contra quantos quiser, diferente das regras de batalha de Pokémon.

10- No Digimundo as crianças não querem ser grandes treinadoras ou mestres de Digimons, e sim querem retornar ao seu antigo lar.

11- Digimon (Digital Monsters ou Monstros Digitais) é originário dos Tamagotchi e Pokémon é originário de bichos reais, como por exemplo, o Pikachu é originário de um rato.

12- Os Criadores são totalmente diferentes.

13-As empresas também são diferentes.

14- Todo Digimon termina com o prefixo "-mon" e cada Pokémon tem uma terminação diferente.

15- Digimons defecam (por mais que seja ridículo), enquanto Pokémon até agora não apareceu em nenhum episódio fazendo essa proeza. 

16- Em Digimon a cada temporada há diferentes crianças com diferentes histórias, já Pokémon acompanha o mesmo personagem com a mesma história e o mesmo objetivo.

17- Digimons podem fazer fusão. Um exemplo disso é o Omnimon.

18 - Digimon tem como objetivo em melhorar, personalizar e customizar o seu monstro, dando varias opções para vários caminhos evolutivos, já Pokémon se trata literalmente só de colecionar e aumentar o nível.

19- Em geral Digimon são semelhantes sim, plágio não.

Minha opinião:



Certa época eu gostava de Pokémon, não era por causa dos jogos, mas sim pelo anime mesmo, pois eu achava engraçado, porém bem mais tarde percebi que Pokémon era inferior a Digimon, pelo motivo de não ter uma boa história, com vilões diferentes e personagens diferentes.

Até os jogos são aquela coisa monótona, diferente de Digimon que é bem mais divertido.
Falo isso por experiência própria, pois joguei um jogo de Pokémon do GBA (acho que era o Green Leaf ou algo parecido) até que gostei, mas os outros jogos era mesma coisa.
O problema é que Pokémon é o favorito, então as pessoas acham que só ele merece destaque e o resto que se foda, e por causa disso estão ganhando mais fazendo menos sem nem ao menos inovar.

E você, o que acha? Prefere Digimon ou Pokémon?

Até o próximo post!

1 comentários:

Sempre me deu uma raiva de um cara que falava toda hora: "Digimon é um lixo completo". Se ele tivesse argumentos tudo bem, mas ele nunca tinha assistido o anime ou jogado algum jogo. A ignorância em pessoa '-'

Postar um comentário